sábado, outubro 31, 2015

Erva-cidreira (Melissa officinalis) benefícios e propriedades medicinais

Tenho um pé de erva-cidreira (melissa) e fiquei curiosa em saber quais as suas propriedades e benefícios para a saúde. Fiz uma pesquisa na internet e postei as 3 que achei mais interessantes. Essa plantinha é muito poderosa! Quem quiser uma muda dessa erva é só me falar que eu dou, ela pega muito fácil!


ERVA-CIDREIRA: BENEFÍCIOS E PROPRIEDADES MEDICINAIS




A erva-cidreira (Melissa officinalis) é uma planta medicinal também conhecida como melissa, melissa-romana, melissa-verdadeira, salva-do-Brasil, salva-brasileira, bálsamo-de-abelha, bálsamo-doce, bálsamo-de-limão, dentre outros nomes populares. Pertence a família Lamiaceae.

 

Para que serve a erva-cidreira?

A erva-cidreira é um hipotenso moderado que pode diminuir palpitações do coração causadas pela tensão. O óleo essencial atua na parte do cérebro que controla o sistema nervoso autônomo e protege o cérebro de receber estímulos externos excessivos. O chá de cidreira, além de relaxar e induzir a pessoa ao sono, é indicado para o tratamento da ansiedade, depressão, epilepsia, perturbações nervosas, insônia, histeria, enxaqueca, hipocondria, vertigem e outros distúrbios.
A erva-cidreira possui um efeito tônico sobre o coração e o sistema circulatório, causando uma leve vasodilatação dos vasos periféricos, auxiliando a reduzir a pressão sanguínea. O óleo essencial e o chá da erva-cidreira podem beneficiar pacientes com ansiedade e depressão, vez que os óleos voláteis na planta (particularmente o citronelal) têm efeito sedativo, mesmo em concentrações mínimas. Um estudo duplo-cego com cerca de vinte pacientes com insônia comparou os benefícios de 0,125 miligramas do sedativo Triazolam (Halcion) contra placebo e uma combinação de valeriana (Valeriana officinalis) e erva-cidreira (Melissa officinalis). A combinação de ervas foi considerada tão eficaz quanto a droga¹.
O chá de erva-cidreira, ao mesmo tampo que traz benefícios para o sistema nervoso, também possui propriedades medicinais carminativas que beneficiam o sistema digestivo, combatendo vários distúrbios intestinais, como flatulência (gases intestinais) e cólicas. Acredita-se que os taninos e outros extratos fitoquímicos da erva-cidreira são recomendados para combater os vírus da caxumba e herpes.
Na medicina alternativa, é usada em compressas para inchaços e aplicada a eczema e dores de cabeça. Em forma de erva de banho e em óleos de massagem, máscaras faciais, loções de beleza e perfumes. A Melissa officinalis é composta de óleos voláteis (citral, citronelal, acetato de eugenol, geraniol e outros componentes), princípio amargo, resina, polifenóis, taninos, flavonoides, ácido succínico, ácido rosmarínico e triterpenoides.
Na culinária, a erva-cidreira é acrescentada à carnes, saladas, marinadas, verduras, geleias, pudins, guarnições, vinagres, licores (Beneditino e Chartreuse). As folhas secas não são consideradas tão saborosas quanto frescas.

Como fazer o chá de erva-cidreira

Para preparar o chá de erva-cidreira, as folhas verdes frescas verdes devem ser colocadas em forma de infusão em água. A variação de quantidade de folhas para cada 1 litro de água pode variar de acordo com o gosto e necessidade de cada pessoa, vez que quanto mais concentrado (de folhas) for o chá, maior será seu efeito sedativo. Para um chá mais fraco, cerca de 20 gramas por litro é suficiente, já para um chá de erva-cidreira com efeitos sedativos mais acentuados, cerca de 50 a 60 gramas de folhas são suficientes. Pode ser tomado de 2 a 4 xícaras de chá por dia.
Água Carmelita
A Melissa officinalis é um ingrediente presente na aqua mirabilis (água milagrosa) e na água carmelita, usada como tônico herbal e água de colônia para curar dores de cabeça, promover o relaxamento corporal, longevidade, proteger contra venenos e magias das bruxas. A água carmelita é um extrato alcoólico formulado pelas freiras carmelitas da abadia de St. Just e foi comercializada sob o nome de Eau de Carmes.

Contraindicações e efeitos colaterais da erva-cidreira

A erva-cidreira é considerada segura, inclusive para crianças, contudo, pode abaixar a função tireoide, o que pode ser benéfico para algumas pessoas, mas pode prejudicar outras.
História e curiosidades
O nome de gênero Melissa é derivado do grego e significa “mel de abelha”, vez que é a flor favorita das abelhas. Esta erva era sagrada no templo de Diana. O óleo essencial da erva-cidreira possui coloração amarelo-pálida, com um leve aroma de limão fresco. O custo do óleo essencial da Melissa officinalis é bastante elevado, vez que pode ser necessário até sete toneladas da planta para extrair apenas um litro de óleo essencial puro.



******************************


A erva cidreira (melissa officinalis) também é chamada de melissa e seu nome é constantemente atribuído à outra erva medicinal muito usada: o capim-limão!
Esta é da família da hortelã, inclusive as folhas são parecidas, porém as folhas da erva cidreira são maiores. Possui uma grande lista de propriedades benéficas à saúde, mas, talvez, a mais conhecida seja a de calmante, sendo muito usada para garantir uma boa noite de sono.

Veja a lista de propriedades e indicações da erva cidreira

·         analgésica,
·         antimicrobiana,
·         antiespasmódica,
·         antialérgica,
·         cicatrizante;
·         antinevrálgica,
·         adstringente,
·         antiinflamatória,
·         anti-séptica,
·         tônico,
·         sedativo;
·         relaxante,
·         propriedades aromáticas,
·         calmante,
·         catarros,
·         circulação,
·         tosse,
·         Indicada em casos de problemas gástricos: arrotos, cólicas, flatulência, gases,
·         Age contra celulite,
·         Limpa e cicatriza a pele: com acne, revigora, oleosidade.
·         Acaba com a ansiedade, dor de cabeça, crise nervosa, depressão, epilepsia, dores nos  olhos, enxaquecas,  melancolia, fadiga, insônia, problemas menstruais, nervosismo.

 

Algumas aplicações do seu chá

Na culinária e na cosmética, essa erva é muito utilizada, assim como em licores, já que possui aroma especial e peculiar, que, em temperos de aves, saladas e peixes também causa bom efeito. São usadas as folhas frescas, já que as secas não possuem sabor ou aroma tão intensos.

Uma indicação excelente de uma receita do chá de erva cidreira é para ajudar quem deseja abandonar de vez o terrível hábito de fumar!

– Ferva um litro de água e acrescente após desligar o fogo, 30g de folhas e flores de erva cidreira e deixe abafado por doze minutos, depois coe e adicione limão ao tomar o chá. Deve ser bebida uma xícara pequena, três vezes ao dia, acrescentando-se gotas de limão na hora de tomar.
Lembrando que não adianta apenas tomar chá para largar um vício, o primeiro e mais importante passo é querer muito! O chá certamente ajudará, mas a força de vontade deve ser o ingrediente fundamental!

******************************

BENEFÍCIOS DA ERVA CIDREIRA!


Você talvez não saiba, mas a erva-cidreira pertencente à mesma família da hortelã e do boldo. Você vai aprender em nosso artigo que esta não é apenas mais uma plantinha. A erva-cidreira traz em suas folhas e caules diversas substâncias que tem um poder calmante, relaxante e diurético.

É muito comum encontrar pessoas que confundem a erva-cidreira com hortelã, isso acontece devido à enorme semelhança de suas folhas. Chegou à hora de você conhecer os benefícios e vantagens de inserir a erva-cidreira em seu dia a dia.

Benefícios ao tomar chá de erva-cidreira
As pessoas que tem problemas com insônia devem começar a tomar o chá de erva-cidreira todos os dias. O uso diário certamente vai te ajudar a melhorar a qualidade do sono.

Os benefícios não param por ai, você vai ajudar a reduzir o número de momentos com dores de cabeça. Quando você passar a tomar este chá regularmente, você alivia seu organismo de muita tensão e auxilia na diminuição destes quadros citados anteriormente.

Você achou bom, ainda tem mais vantagens. O chá de erva-cidreira tem a capacidade de ajudar na diminuição dos gases, além de conseguir regular melhor o funcionamento do intestino. As mulheres que tomam constantemente o chá de erva-cidreira conseguem um alívio das cólicas menstruais e intestinais, além de conseguir uma preservação dos rins.

Quais os benefícios do chá de Erva-cidreira?
Quando a pessoa está gripada, o chá de erva-cidreira consegue aliviar as tosses e febres. É aconselhado dar este chá para crianças durante a noite, isso ajuda a acalmar e fazer com que eles tenham um sono melhor.

Pouca gente sabe que o chá de erva-cidreira ajuda a aliviar a dor de dente. As pessoas que estão sofrendo com estas dores devem fazer um chá e usá-lo bem morninho para fazer bochechos por 15 minutos.

Um comentário:

  1. Sempre gostei de tomar o chá da erva cidreira e agora depois de saber de tantos benefícios vou tomar mais ainda. Grata!

    ResponderExcluir