segunda-feira, agosto 26, 2013

Faça sua cortina

Quero aprender a costurar cortinas, pois além de ser bem mais barato, a gente pode escolher o tecido, a cor, e deixar o ambiente mais aconchegante, com sua cara. Olha só que bacana as dicas da Uol Mulher/Singer. 
Até eu consigo fazer. Confiram as dicas.





Além de ser super útil para proteger do sol, uma boa cortina complementa o ambiente, valorizando a decoração da sala, do quarto ou de qualquer outro cômodo da casa. Esse passo a passo bem explicativo do portal UOL Mulher vai ajudar você a fazer sua própria cortina. Capriche na escolha do tecido e mãos à costura!


Material
. Máquina de costura
. Metro
. Rodízios
. Tecido fino (voil rústico – 1,30 m)
. Fita métrica
. Linha
. Agulha
. Alfinetes
. Trilho suíço
. Tesoura

O primeiro passo é tirar as medidas da janela que você deseja cobrir. Tudo vai do seu gosto, mas em geral recomenda-se calcular sempre 20 centímetros a mais acima do vão e 20 centímetro abaixo. Neste caso, já havia a persiana de junco, assim a cortina começou na mesma altura da persiana. Já para as laterais, Karin recomenda que se deixe 15 centímetros de cada lado a mais.


 Tiradas as medidas, vá para uma superfície plana onde possa esticar o tecido e marcá-lo com um alfinete. Segundo Karin, o melhor método para cortar o tecido retilineamente na altura, sem desperdiçar, é o de puxar o fio: dê um pique no tecido, puxe o fio que determina o local onde deverá ser cortado.


Devido à trama do tecido, esse método de puxar o fio permite o corte sem erro, basta “correr” a tesoura. Apare também a lateral, recortando 3 centímetros de cada lateral (na lateral, já não é possível puxar o fio). Segure na ponta e deixe a tesoura correr.



Vá para a máquina para costurar as laterais da cortina. Deixe 3 centímetros de cada lado.



Agora você vai costurar a cabeça da cortina (parte superior). Faça a primeira dobra de 2 cm e a segunda com 2,30 cm, costurando o tecido bem rente à dobra para deixar uma bainha.



Pegue a orelha (a sobra de tecido tirado das laterais) que você recortou da cortina para usar como entretela. Com a ajuda de uma agulha grande, enfie-a na bainha deixada na cabeça (parte de cima) da cortina.


 Depois de passar por todo o vão, faça o acabamento em um dos lados. Coloca a sobra da orelha para dentro, enfiando o tecido da cabeça no vão.



Depois de fechar esse lado na máquina, puxe a orelha até que o tecido fique franzido na medida desejada, lembrando que cada 1,30 m rende 0,50 m de tecido franzido. Mas tudo depende do quanto franzido você deseja. Ao terminar, repita o acabamento realizado anteriormente, enfiando a orelha para dentro, virando o tecido e fechando-o na máquina. 



Distribua o franzido de forma homogênea, costurando-o pelo lado de fora para fixá-lo. 



Costure à mão os rodízios a cada quatro dedos na borda do franzido. Dê de três a cada quatro laçadas, finalizando com a laçada da foto.



Finalize a confecção da cortina, passando o tecido, e dobrando o tecido duas vezes para marcar a barra de 20 centímetros. Passe na máquina, fechando a lateral pelo lado de fora, sempre de cima para baixo.


O último passo é instalar o trilho e encaixar os rodízios.


 A sua cortina está pronta! Para incrementá-la, você pode colocar puxadores e bandô.



Fontes: UOL Mulher

            www.minhasinger.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário