quarta-feira, julho 17, 2013

Sobre o atendimento médico

SOBRE O ATENDIMENTO MÉDICO




Ontem os médicos fizeram passeatas e concordo que lutem pelos seus direitos, mas também eles tem que melhorar muito e aprimorar seus conhecimentos antes de colocar a vida das pessoas em risco.

Falo isso porque meu filho com febre alta, mais de 39 graus, foi a um hospital conceituado, do convênio médico da empresa onde ele trabalha. O médico nem o examinou, perguntava o que ele tinha e anotava no computador (acho que é algum sistema médico pra verificar o que o paciente tem e indicar o remédio). O médico indicou 4 remédios diferentes, que ficou caro, mas pensei, se for pro meu filho melhorar, vale a pena.

Ele tomou a medicação, conforme foi receitado, e demorou pra baixar a febre, mas melhorou.

No dia seguinte ele foi trabalhar, mas não conseguia nem falar, pela garganta inflamada, que não tinha melhorado.

Passando mal, meu filho foi atendido pela enfermeira que atende no ambulatório da empresa onde ele trabalha, ele me ligou para saber o nome dos medicamentos que tinham sido indicados pelo médico, ao saber ela falou pro meu filho, esse médico envergonha a nossa classe.

Quando meu filho falou isso, fui ler a bula de um dos medicamentos, a indicação era para dores musculares, artrite e também para pós-cirurgia ginecológica.

Então ele foi a um outro hospital, onde foi examinado e  onde ele prescreveu 2 remédios diferentes. Disse que nem o benzentacil daria resultado, de tão inflamada que estava a garganta. Fui à farmácia e comprei os medicamentos, também caros, mesmo sendo medicamentos genéricos.

Assim que tomou os medicamentos para a garganta inflamada, começou a melhorar.

Então fiquei pensando, os convênios médicos são muito caros, e por que então que eles não medicam os pacientes, mesmo estando em estado críticos.

Já fui atendida em hospitais públicos, que vendo que não estava bem, me medicaram. Depois que melhorei, me davam a receita dos medicamentos que deveria tomar, e se tivessem o remédio lá, davam pra gente continuar o tratamento em casa.

Há muito o que se melhorar tanto na saúde pública, como nos hospitais particulares.

Concordo que eles tenham as condições necessárias de trabalho, o salário adequado à tanta responsabilidade e conhecimentos necessários para exercerem a profissão, mas também, acho que eles devem ser melhor qualificados e mais preparados para cuidarem da população.

Só não fiz a denúncia do médico e nem vou citar o seu nome, pois pelo menos, ele deu o remédio pra abaixar a febre. Mas fico preocupada pelos outros pacientes que serão atendidos por ele.

Espero que dando este alerta, quando passarem por médicos, se não houver melhoras, busquem se informar a respeito da medicação e procurem logo outro local para serem atendidos.

Fiquei sabendo de um caso, onde a filha de uns conhecidos estavam chorando e reclamando de dores, foi levada ao médico que disse que era apenas uma virose, que a menina podia ir para casa, e receitou medicamentos.

A criança continuava chorando e reclamando de dor, então os pais resolveram levar a um outro hospital, onde foi detectado problema da vesícula. Disse que a menina tinha que ser internada e operada imediatamente, quando foram operá-la a vesícula estava suporada.
A cirurgia ocorreu tudo bem, mas se ela não tivesse sido operada, teria morrido.

Espero que nenhum de vocês passem por problemas semelhantes, mas vamos exigir que os médicos sejam mais responsáveis e tenham mais conhecimentos sobre a saúde das pessoas.

Sei que há profissionais competentes, e creio que até eles, desejam que todos os outros médicos  tenham a mesma capacidade, o mesmo conhecimento e a mesma responsabilidade que eles.

Rosa Maria Dourado


Nenhum comentário:

Postar um comentário