sábado, março 08, 2014

Bloco de anotações em marchetaria

Olha só que dica bacana do programa Mulher ponto com, com Flávio Baldan Alonso ensinando o passo a passo no vídeo, abaixo também  está ensinando por escrito. Confira!

Bloco de anotações em marchetaria




Material Necessário

Lâminas de madeira de diferentes cores;
Caixa ou a peça que será adornada com as lâminas que serão produzidas;
Cola de contato;
Thinner;
Seladora e/ou Verniz;
Folhas de lixa de diversas gramaturas;
Régua de aço;
Base para corte;
Fita crepe;
Fita adesiva;
Lapiseira e/ou lápis grafite;
Borracha;
Estilete, bisturi, serra (quando necessário)
Luva de silicone;
Óculos de segurança;
Máscara protetora contra gases tóxicos;

Primeiro passo, escolher uma figura/desenho para a produção da lamina.
Usando o projeto dado no apêndice, em primeiro lugar fazer uma fotocópia, em seguida, cortar o molde de papel, cortando cerca de 12 mm para além do círculo exterior. O uso de qualquer goma papel adequado, thew modelo de papel vara para o fundo folheado selecionado e pressione plana à mão
Segundo passo defina as cores que deseja usar para compor o desenho e procure entre suas madeiras o que deseja e prepare as lâminas com fita crepe.
Usando o seu tapete de corte e dois espaçadores adequados, tais como Moedas,, corte seis tiras de venner cerca de 300 mm de comprimento. Cortar três das tiras de Sycamore tingido de preto e as outras três de prata harewood (sicômoro tratado), ou duas facetas de sua própria escolha. A largura de cada tira deve ser de cerca de 6 mm mais larga do que a metade da parte mais larga de um grande ponto de compasso. O grão deve ser executado ao longo do comprimento de cada faixa.
Uma as duas madeiras que você escolheu com fita crepe ou outro que deseja.
Coloque uma tira de prata ao lado de uma faixa preta e ter certeza que é uma vantagem apertada a bordo de união. Fixe o conjunto com fita verniz ao longo de seu comprimento. Faça tuis pelo primeiro furar pequenas abas de fita ao longo dos dois folheados, em seguida, ficar um longo comprimento entre as duas abas finais. Sobrepor as fitas ligeiramente. Repita o procedimento com as outras faixas.
Agora estamos prontos para cortar a primeira das oito grandes pontos cardeais, mostrado em vermelho. Usando uma régua de aço e bisturi, coloque a regra ao lado de uma das quatro linhas, que formam um grande ponto de compasso. Faça uma facada cortar no ponto mais próximo de você. Mantenha a lâmina contra a regra e tirar a faca o verniz para você até encaixar a marca de facada. Um ou mais cursos pode ser necessária para cortar o papel e laminados. Mova a peça volta e repetir esta operação para acabar com os outros três lados do ponto de bússola. Tente cortar os pontos mais nítida possível.
Vire o conjunto mais para que você está olhando para a parte de trás. Coloque uma das faixas pré-montados sob a janela com o lado gravado virado para a frente. Alinhar a faixa de modo a que o centro de articulação das duas facetas exactamente alinhado com os pontos superior e inferior da janela. Tape a tira de inserção para o conjunto principal de forma segura, usando fita adesiva. Você vai começar a ver a sabedoria de pré-montagem das duas facetas. Tê-los realizada em conjunto faz com que o alinhamento com a bússola aponta muito mais fácil.
Usando o bisturi, a pontuação ao redor da articulação, onde o verniz inserção atende o verniz principal. Depois de marcar, colocar a tira em seu tapete de corte e, seguindo a linha demarcada, cortar o ponto de compasso. Insira o ponto de compasso para a janela na parte de trás e executar uma camada fina de PVA em torno da articulação. Esfregue a cola na junta até que seque.
Repita o procedimento para os demais pontos de grande porte, certificando-se as cores alternadas, preto / prata / preto, etc a partir de um ponto a outro. A face do conjunto deverá ser parecido com este.
Cortar todos os oito pequenos pontos cardeais, seguindo as linhas do desenho no lado da face. Quando terminar, volte o conjunto acabou, ele deve ficar assim (note que o fundo vermelho é apenas para destacar a ilustração – você deve estar usando um tapete de corte)
Inserir cada um dos oito pontos, por sua vez, fazendo com que as cores preto / silkver são colocados em lados opostos aos grandes pontos. Desta forma, a cores alternativo preto / prata durante todo o projeto.
O lado cara deve ter a fita e o projeto do papel ainda nas folheados. Deixá-los até que você tenha colado e pressione a montagem para a aplicação prevista. Para remover os papéis, molhar-los para levá-los a inchar, então use o fim de uma régua de aço para empurrá-los para fora, ou use um raspador de gabinete.

Esta construção deixa o projeto cortar diretamente em um verniz de fundo. Um passo adicional seria juntar-se os oito “flats” através das pontas dos grandes pontos cardeais, usando 1,5 mm amarrar, conforme ilustrado aqui (consulte a seção de amarrar e bandas no capítulo 3)


Fonte: Flávio Baldan Alonso - Programa Mulher.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário