terça-feira, setembro 10, 2013

O homem que calculava

Estava relendo este livro de Malba Tahan e seu pensamento lógico e fiquei pensando nas muitas crianças de hoje que estão sem professores nas escolas públicas. A matemática uma matéria essencial, que está sendo posta de lado por muitas escolas, e não se empenham em melhorar a qualidade do ensino. Vale a pensa assistir o vídeo abaixo.




 Homem que Calculava

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Homem que Calculava: aventuras de um singular calculista persa é um romance infanto-juvenil do escritor brasileiro Malba Tahan (heterônimo do professor Júlio César de Mello e Souza), que narra as aventuras e proezas matemáticas do calculista persa Beremiz1 Samir na Bagdá do século XIII. Foi publicado pela primeira vez em 19382 e já chegou a sua 75ª edição.
A narrativa, dentro da paisagem do mundo islâmico medieval, trata das peripécias matemáticas do protagonista, que resolve e explica, de modo extraordinário, diversos problemas, quebra-cabeças e curiosidades da matemática. Inclui, ainda, lendas e histórias pitorescas, como, por exemplo, a lenda da origem do jogo de xadrez e a história da filósofa e matemática Hipátia de Alexandria. Sem ser um livro didático, tem, contudo, uma forte tonalidade moralista.



Nenhum comentário:

Postar um comentário