quarta-feira, setembro 19, 2012

Você conhece a sucupira?

Eu estou com dor nos braços por causa da tendinite, então minhas amigas me indicaram a sucupira. Todas falaram que elas ou parentes tinha tomada e melhoraram. Então comprei a sucupira e comecei a tomar hoje. Demora um tempo pra fazer efeito, mas posso dizer que estava com dor de cabeça e melhorei. Abaixo coloquei o resultado das pesquisas que fiz na internet.



SUCUPIRA: ANTIOXIDANTE NATURAL


A Sucupira, planta brasileira do Cerrado, é atualmente referência na medicina popular brasileira para a saúde das articulações e tratamento de doenças como artrite, osteoartrite, artrose, gota, reumatismo, diabetes, dentre outras, além de aliviar dores nas juntas, joelhos e costas e agir como antiinflamatório, analgésico, antidiabético, antiedematogênico, antireumático e cercaricida. O óleo do fruto da Sucupira das espécies do gênero Pterodon é considerado curativo na medicina alternativa, assim como a infusão e extratos das cascas.
Os antioxidantes naturais proporcionam vários benefícios à saúde, combatem e extinguem os radicais livres e retardam o processo de envelhecimento, vez que o processo normal de oxidação do corpo leva a essa consequência.
Atualmente, vários processos estão relacionados com o desequilíbrio entre os níveis de radicais livres e substâncias antioxidantes no organismo (estresse oxidativo). Substâncias do metabolismo como diterpenos do tipo furano, isoflavonas e amidas podem estar relacionadas com as diversas atividades farmacológicas descritas, vez que possuem grande potencial antioxidante. Em estudo realizado com a espécie Pterodon emarginatus, extratos de sementes de Sucupira foram testados quanto a capacidade antioxidante e todos os extratos apresentaram resultado positivo para a presença de derivados fenólicos, substâncias com grande potencial antioxidante, na avaliação qualitativa.¹
Os resultados sugerem que os extratos de Sucupira-Branca têm grande potencial antioxidante, podendo conter substâncias capazes de doar elétrons e assim reduzir radicais livres (observado em testes com o radical livre DPPH). Assim como também podem proteger substâncias vulneráveis à ação dos radicais livres, mostrando capacidade em neutralizá-los e desta forma proteger o betacaroteno da degradação promovida pelos produtos radicais livres formados a partir do ácido graxo linoleico. Os resultados mostram que os extratos de Sucupira-Branca têm propriedades antioxidantes relevantes que podem estar relacionadas com as diversas propriedades medicinais atribuídas a essa planta.¹
A Sucupira (Pterodon emarginatus) é uma árvore rústica com floração azulada, ocorre no cerrado e na faixa de transição para a Mata Atlântica, nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Tocantins, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul. É uma árvore de porte médio. Sempre foi muito utilizada por tribos indígenas brasileiras, como é o caso da tribo Pataxós, incidente na região onde ocorre a Sucupira.
¹Rocha, F. D. e Kaplan M.A.C. Avaliação da Capacidade Antioxidante dos Extratos de Sucupira Branca (Pterodon emarginatus). http://www.sbpcnet.org.br/livro/58ra/SENIOR/RESUMOS/resumo_2221.html







******************************


Benefícios da Sucupira


Muitas sementes podem ser de grande ajuda para a saúde do organismo, e dentre estas podemos citar a semente de sucupira.
A sua origem é de uma árvore nativa rústica e é mais comum nas regiões intermediárias.
Sua madeira é muito procurada e famosa. Nos meses de agosto e setembro apresenta floração roxa e azulada.
Qual a indicação: o chá de sucupira é usado para combater a úlcera, gastrite, ácido úrico, aftas, amidalite, artrite, artrose, asma, blenorragia, dermatoses, dor espasmódica, diabete, ronquidão, sífilis, hemorragias, vermes intestinais, além disso, é anticancerígeno e combate as inflamações no útero e no ovário. E mais, é excelente para articulação. Com tantos benefícios o ideal é saber preparar o chá de sucupira, veja:
Você tem que lavar bem as sementes e quebrá-las, usar 4 sementes para cada litro de água.
Deixe ferver por 10 minutos. Após esfriar conserve na geladeira.
Você deve beber assim como você bebe água.
Agora você tem conhecimento de um chá natural e com muitas propriedades a favor da sua saúde, aproveite!


******************************


Também tem um vídeo da Unicamp



******************************

Chá de semente de sucupira

O chá de Sucupira, segundo contam, éexcelente para dores ósseas, hérnia de disco, bicos de papagaio, e artrites. Aqui veremos uma receita dada pelo ator Juca de Oliveira sobre seu próprio caso de artrite (veja o vídeo) em uma entrevista ao Jô Soares. A apresentadora Ana Maria Braga já deu esta receita em seu programa também.

Você vai precisar de:

§  12 sementes de sucupira
§  3 litros de água

Modo de Preparo:

Primeiramente, soque as sementes de sucupira em um pilão até que a resina interna da sementes esteja a mostra. Feito isso, ferva a água e coloque as sementes macetadas por 90 segundos (um minuto e meio) então apague o fogo. Tampe o caldeirão e deixe esfriar.

Posologia

Beba bastante durante o dia, cerca de um litro e meio durante o dia

Observações

A resina da semente de sucupira ficará depositada no caldeirão, de forma que ele não poderá mais ser utilizado para outros fins. Segundo a leitora Tânia, a vasilha pode ser limpa esfregando uma esponja ou bucha de lavar panelas com óleo.


******************************


http://globotv.globo.com/rede-globo/programa-do-jo/v/como-fazer-cha-de-sucupira/1012444/

Como fazer chá de sucupira






Nenhum comentário:

Postar um comentário